domingo, 12 de fevereiro de 2017

Processamento de imagens

Todas as fotografias das viagens estão, originalmente, em negativos 35mm, slides 35mm ou em papel mesmo. Conforme vou abrindo as caixas e os álbuns, digitalizo as fotos e seleciono aquelas que serão incluídas no blog.

Para ajustes das fotografias e também edição de figuras, ícones e logotipos, uso dois softwares gratuitos: O Pixlr (http://pixlr.com/editor) e o Gimp (https://www.gimp.org/).

O GIMP (GNU IMAGE MANIPULATION PROGRAM) é um editor de imagens bem completo. Existem versões para diversos sistemas operacionais (Linux, OS X, Windows, dentre outros).

O download do software e de manuais em vários idiomas pode ser feito a partir de  https://www.gimp.org/downloads/

Tenho usado o software sem problemas, tanto para ajustar as fotografias quanto para produzir figuras.



O PIXLR EDITOR é uma mão na roda. Trata-se de um editor on line que tem todas as funções essenciais para tratar e produzir imagens, inclusive uma infinidade de filtros. Além de ser muito fácil de operar e de permitir salvar em vários formatos, permite trabalhar em qualquer computador ou tablet - inclusive é possível abrir imagens já publicadas no blog (na internet).

Pixlr.com em operação









Especificamente para a aplicação de filtros e estilos em fotografias, há uma versão do PIXLR para desktop (WINDOWS e MAC) disponível em https://pixlr.com/desktop. Para baixar o instalador, o interessado deve se cadastrar no sistema. Uma infinidade de filtros fáceis de usar estão disponíveis também na versão para mobile (https://pixlr.com/mobile), que pode ser baixada diretamente da App Store ou do Google Play, e no PIXLR Express, acessível diretamente em https://pixlr.com/express/.



Nenhum comentário:

Postar um comentário